sábado, 1 de outubro de 2011

"Cavatiullo" dos Magliano

Caramujinhos de "Cavatiullo"
Foto: Maria Livia Cunha
Ainda estou tentando descobrir a grafia correta do cavatelle que a senhora Domenica Magliano fazia para sua família. A italiana é autora da receita que representará a família Magliano nos "5 Jantares". Para conhecer o sabor do "cavatiullo", como ela chamava, fui na última quinta-feira (29/09) a casa da senhora Waldira e posso adiantar que tive uma tarde ma-ra-vi-lho-sa.

Mais uma vez, confirmei a importância de ver a receita sendo preparada. O cavetelle é a massa no formato de conchinhas de caramujos. Ou seja, para chegar lá não é fácil. Dona Waldira foi uma excelente anfitriã e uma alma boa por topar fazer tudo sozinha. Ela me ensinou a "técnica" que aprendeu com Domenica, sua sogra, e explicou a força que é preciso ter nos dedos para pressionar a massa na peneira de palha. De cima para o meio e a massa vai enrolando.. enfim, nada que se possa explicar claramente por palavras.

Além disso, como toda italiana, mesmo não sendo, Dona Waldira me fez provar doces ótimos: jaca, figo e laranja. Na sua casa, conheci um pé de figo e de morango, além de outros que eu já havia visto.

Quanto a história da família ahhh interessantíssma... algum sotaque, um incêndio e outras histórias cheias de dialetos. Ainda nesta semana, vou conversar com Domenica, a neta da Dona Domenica citada acima, ela deve entrar em mais detalhes sobre a imigração dos Magliano para a Paraíba.

Ah! Também conversei com Tibúrcio, pai de Domenica, esposo de Waldira, por telefone. Ele se emocionou muito ao lembrar dos pais imigrantes.
Como sempre, valeu muito a pena!

Juntas à mesa
Foto: Damiana
Passos dados: Já terminamos 3 capítulos, nesta semana, terminaremos mais dois. Também deveremos fazer os textos que faltam. Introdução, apresentação, sinopse, contextualização e por aí vai! Boa nova: JÁ DECIDIMOS COMO O LIVRO VAI TERMINAR! Uhu! Pelo menos, por hora, já tá decidido.
Mais uma coisa, ainda temos que marcar com Normando para assistirmos sua receita. Prazo final: 31/10 = livro pronto para ser rodado na livro rápido, aqui em Olinda.

Observação: Na mesma quinta, pela manhã, Alessandra Trocolli me telefonou contanto que a família não irá mais participar do livro. Ela alegou motivos pessoais e lamentou muito. Enfim, fica para a próxima!
Por outro lado, entrou a família Faracco na história. Já marcamos com Giovanna Faracco e seu molho de tomate que, segundo ela, leva mais de duas horas para ficar pronto mmmmm...

Garfos na mesa e até breve! \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário